DEVOCIONAL | A PARÁBOLA DOS TALENTOS

MATEUS 25:14-30

Jesus continuou: (14) —O Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade. (15) E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu quinhentas moedas de ouro; ao segundo deu duzentas; e ao terceiro deu cem. Então foi viajar. (16) O empregado que tinha recebido quinhentas moedas saiu logo, fez negócios com o dinheiro e conseguiu outras quinhentas. (17) Do mesmo modo, o que havia recebido duzentas moedas conseguiu outras duzentas. (18) Mas o que tinha recebido cem moedas saiu, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do patrão. (19) —Depois de muito tempo, o patrão voltou e fez um acerto de contas com eles. (20) O empregado que havia recebido quinhentas moedas chegou e entregou mais quinhentas, dizendo: “O senhor me deu quinhentas moedas. Veja! Aqui estão mais quinhentas que consegui ganhar. ” (21) —“Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo! ” (22) —Então o empregado que havia recebido duzentas moedas chegou e disse: “O senhor me deu duzentas moedas. Veja! Aqui estão mais duzentas que consegui ganhar. ” (23) —“Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo! ” (24) —Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. (25) Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro. ” (26) —“Empregado mau e preguiçoso! ”, disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. (27) Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros. ” —Depois virou-se para os outros empregados e disse: (28) “Tirem dele o dinheiro e dêem ao que tem mil moedas. (29) Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. (30) E joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero. ”

Nessa parábola vemos três tipos de pessoas.

O primeiro tipo de pessoa é aquele que recebe muitos talentos, é fiel e multiplica seus talentos.

O segundo tipo de pessoa é aquele que recebe talentos o suficiente, e também multiplica, pois é fiel e obediente.

O terceiro tipo de pessoa, recebe poucos talentos e não é fiel, ao invés de multiplicar seus talentos, ele esconde o que o senhor depositou nele.

O senhor da parábola, significa Jesus, os servos somos nós.

Da mesma forma que o senhor da parábola saiu e deixou seus bens com os servos, assim também Jesus fez conosco, deixando seus ensinamentos, fundamentos, direcionamentos, dons e etc. para que, possamos fazer uma boa obra e alcançar a salvação em Cristo Jesus.

Temos que ser fiel no que o Senhor depositou em nós, ou seja, temos que ser fiel nas oportunidades que Jesus nos proporciona, nos privilégios nos dons, nas habilidades, cada um sabe o que tem de precioso, mesmo que seja pouco, todo mundo tem um talento.

Talvez o que você tanto quer, ainda não aconteceu, porque você está negligenciando seus talentos.

Por mais que seja pouco o que você tem, seja fiel! Pois, quem é fiel no pouco, no muito será exaltado.

Ou seja, não perca tempo, multiplique o que o Senhor Jesus depositou em você, pois através dos seus dons, habilidades e oportunidades, você vai ganhar muitas vidas para o Senhor Jesus e alcançar grandes lugares. Seja fiel e não pare.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima