Essa frase faz parte da oração sacerdotal de Jesus, registrada em João 17. Pouco antes de sua crucificação, Ele intercede ao Pai pelos seus discípulos — e por todos aqueles que viriam a crer — pedindo: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”
Santificação, no original hebraico/grego, carrega o sentido de consagração, purificação, separação do profano para Deus. E é exatamente isso que Jesus nos convida a viver diariamente: uma vida separada do pecado, dedicada ao Senhor, moldada pela verdade — que é Cristo e sua Palavra.
Santidade não é uma condição perfeita que atingimos de uma vez, mas um processo contínuo de crescimento em Cristo. Não se trata de nunca errar, mas de aprender com os erros e crescer em arrependimento. O que Deus busca em nós não é perfeição imediata, mas um coração sincero, contrito e disposto a se render a Ele todos os dias.
Quando cair, não “fuja” de Deus. Se você está fraco na fé, reconcilie-se com Cristo. Se ainda não conhece Jesus verdadeiramente, abra o coração para conhecê-lo. E, para aqueles que estão de pé, cuidem para que não caiam. (1 Coríntios 10:12)
A evolução é gradual e não instantânea. Tenha consciência de suas escolhas e sempre escolha aquilo que aponte para Deus.

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17)